Notícias

Santos anuncia Pedro Caixinha como novo treinador

Santos anuncia Pedro Caixinha como novo treinador

O Santos tem um novo técnico. O clube anunciou nesta segunda-feira (23) a contratação de Pedro Caixinha, que estava desempregado desde que deixou o Red Bull Bragantino, no final de outubro. Seu contrato será válido até o final de 2026.

Depois de não renovar o contrato de Fábio Carriere (apesar de ter conquistado o título do Campeonato Brasileiro), o Santos estava no mercado em busca de um técnico e conversou com o ex-botafoguense Luiz Castro e Gustavo Alfaro, do Vélez Sarsfield, mas sem resultados positivos.

Foi então que surgiu o nome de Pedro Caixinha, que estava em negociações para substituir Renato Gaúco no comando do Grêmio. Pedro Martins foi escolhido pelo presidente do Santos, Marcelo Teixeira, para assumir a presidência do Santos, depois de uma passagem marcante como diretor de futebol do Botafogo, e Pedro Martins foi o responsável pela contratação do português.

O anúncio foi feito por Pedro Casinha em entrevista coletiva nesta segunda-feira, 23, quando Marcelo Teixeira oficializou Pedro Martins como diretor executivo do clube. Com a chegada do técnico português, a diretoria vai intensificar os esforços para formar o elenco de 2025.

“Para mim, é evidente que é a direção que nos faz esperar há mais de um mês e que se sobrepõe às preferências do Presidente, do departamento de futebol ...... A prioridade da direção é contratar uma nova filosofia e uma nova abordagem para 2025 e 2026. Temos um treinador, mas nunca revelei o seu nome. Muitas pessoas (nos meios de comunicação social) dizem que é A, B, C, D. Muitas pessoas perguntam-me se menciono algum treinador pelo nome e são testemunhas. O departamento de futebol indicou vários deles e eu deixei claro que a decisão seria tomada na altura própria. Como disse o Pedro, há vários treinadores à escolha. Apoiamos a melhor decisão e esperamos que seja a melhor decisão. É a melhor decisão baseada no diálogo, na filosofia e naquilo que os profissionais fizeram e continuarão a fazer. Essa tem sido a nossa linha e vai continuar sendo a referência do presidente”, disse Marcelo Teixeira.

“Tivemos várias conversas com o Pedro (Caixinha). Ele percebeu rapidamente o que estávamos a tentar fazer pelo clube. Foi uma conversa fácil, porque quando se tem uma identidade comum e ideias semelhantes, é muito mais fácil resolver problemas e dificuldades. O Pedro compreendeu as ideias do presidente e os nossos esforços. Esta é a minha prioridade desde que assinei pelo Santos”, afirmou Pedro Martins.

“Quase não dormi no fim de semana passado, mas foi precisamente para podermos começar a contratar um treinador. Desde então, o organigrama, o plantel, as negociações em curso só farão sentido se for identificado um novo treinador. Hoje, discuti com o Caixinha os cenários, a pré-época, o plantel e vamos tentar avançar com o planeamento da melhor forma possível, tomando decisões respeitando o orçamento do Santos e dialogando com a identidade da equipa.

Caixinha tem uma vasta experiência em campo, tendo passado por clubes como a União Leiria, em Portugal, o Santos Laguna, no México, e o Rangers, na Escócia, e viajou pela primeira vez para a América do Sul em 2022, para jogar no Talleres. No ano seguinte, foi para o Bragantino.

Nesta equipa do interior de São Paulo, conseguiu bons resultados, como chegar por duas vezes às meias-finais da Taça Paulista, além de ter feito a melhor campanha da equipa no Campeonato Brasileiro do ano passado, que levou à qualificação para a Taça Libertadores da América. No total, ele comandou o Bragantino em 124 jogos, com 50 vitórias, 38 empates e 36 derrotas.