Botafogo supera expulsão, derrota Universidad de Chile e avança às oitavas da Libertadores

Campeão em título, o Botafogo segue firme na CONMEBOL Libertadores. Mesmo com um jogador a menos por quase 70 minutos, o Fogão venceu a Universidad de Chile por 1 a 0, na noite de terça-feira (27), no Estádio Nilton Santos, garantindo vaga nas oitavas de final.
A partida, válida pela última rodada do Grupo A, era um confronto direto. Com o triunfo, o Botafogo alcançou 12 pontos e ficou na vice-liderança, atrás do Estudiantes no saldo de gols (6 contra 3).
A Universidad de Chile, que começou a rodada na zona de classificação, terminou com 10 pontos, em terceiro, e agora disputará a CONMEBOL Sul-Americana.
Com a garra do Fogão
A classificação veio com emoção. O Botafogo ficou com dez jogadores após a expulsão de Jair, aos 27 minutos do primeiro tempo, por uma falta no meio-campo. Ainda assim, Igor Jesus marcou o gol decisivo para a vitória.
Como foi o jogo
O duelo começou equilibrado, mas o Botafogo logo encontrou brechas na defesa chilena. Cuiabano recebeu cruzamento de Artur, dominou mal e chutou fraco, com a bola saindo pela linha de fundo. Logo depois, Vitinho avançou pela área e finalizou cruzado, mas sem direção.
Quando o Alvinegro estava em ascensão, Jair cometeu uma entrada forte e recebeu cartão amarelo. Após revisão do VAR, o árbitro mudou a decisão e aplicou o vermelho direto. Apesar da desvantagem numérica, o Fogão não se abateu.
Aos 38 minutos, Savarino foi à linha de fundo e cruzou. Igor Jesus se adiantou ao goleiro e cabeceou para abrir o placar.
No segundo tempo, a Universidad de Chile quase empatou logo aos quatro minutos, quando Aránguiz acertou o travessão em chute potente. No contra-ataque, o Botafogo esteve perto de ampliar: aos 10, Igor Jesus disparou e passou para Artur, que marcou na saída do goleiro, mas o gol foi anulado pelo VAR por toque de mão de Jesus.
Com a vantagem numérica e precisando ao menos do empate, a Universidad de Chile pressionou. Guerrero arriscou um chute forte, e Di Yorio cabeceou para fora. Na chance mais clara, Guerrero cruzou, e Guerra se antecipou a John, mas a bola passou rente à trave e saiu.
Os Mais Populares
-
Kairat Almaty 0-0 Celtic丨Melhores Momentos -Liga dos Campeões
-
Bournemouth 0-2 Brentford丨Melhores Momentos -Taça da Liga EFL
-
Wolves 3-2 West Ham丨Melhores Momentos -Taça da Liga EFL
-
Atletico-MG 0-2 Cruzeiro丨Melhores Momentos -Taça Betano do Brasil
-
Sheffield Wed 1-1 Leeds丨Melhores Momentos -Taça da Liga EFL
-
Everton 2-0 Mansfield丨Melhores Momentos -Taça da Liga EFL