Notícias

Goleiro brilha, Crystal Palace de Textor supera City e conquista título inédito da Copa da Inglaterra

Goleiro brilha, Crystal Palace de Textor supera City e conquista título inédito da Copa da Inglaterra

Um marco histórico! O Crystal Palace conquistou seu primeiro título da Copa da Inglaterra.

Sob o comando de Oliver Glasner, a equipe fez uma partida memorável e venceu o poderoso Manchester City por 1 a 0 na final disputada neste sábado (17), no lendário Wembley.

Eberechi Eze marcou o gol decisivo, coroando uma temporada de pesadelo para os Citizens, que agora enfrentam mais uma decepção. O atacante esteve envolvido em cinco gols nos últimos cinco jogos do Palace na FA Cup (quatro gols e uma assistência).

O triunfo destaca a solidez defensiva da equipe de Glasner, que sofreu apenas um gol em toda a competição.

Além de Eze, outro grande destaque foi Dean Henderson. O goleiro de 28 anos, com passagens por Manchester United e Nottingham Forest, foi o herói da partida ao defender um pênalti de Omar Marmoush no primeiro tempo e fazer grandes defesas ao longo do jogo.

Segundo o portal Opta, Henderson foi o primeiro goleiro a defender um pênalti em uma final da FA Cup no tempo regulamentar desde Petr Cech, pelo Chelsea, em 2010.

O goleiro ainda esteve no centro de uma polêmica no primeiro tempo, antes da defesa do pênalti. Aos 23 minutos, Josko Gvardiol lançou uma bola longa para Erling Haaland, que estava à frente da defesa. Henderson saiu da área, e quando Haaland tentou desviar a bola, o goleiro a afastou com a mão. O VAR, Jarred Gillett, analisou a possibilidade de cartão vermelho, mas a jogada foi mantida.

No segundo tempo, o Palace chegou a ampliar com Daniel Muñoz, mas o gol do lateral colombiano foi anulado por impedimento após revisão do VAR.

Essa foi a terceira final do Palace na FA Cup, superando as derrotas para o Manchester United em 1990 e 2016.

Agora, apenas três equipes que disputaram pelo menos duas finais da competição nunca venceram: Queen's Park Rangers (1884 e 1885), Birmingham City (1931 e 1956) e Watford (1984 e 2019).

Para o City, essa é a segunda final consecutiva perdida. Em 2024, o time de Pep Guardiola foi derrotado por 2 a 1 pelo Manchester United.

Campeão da Community Shield, o City acumula fracassos na Champions League, Premier League, Copa da Liga Inglesa e agora na Copa da Inglaterra, além de ainda não ter vaga assegurada na próxima Champions.